Quando o ciúmes vira doença


Até que ponto o ciúme interfere na sua relação e na sua saúde?

Você sente ciúme? Para você o ciúme é uma prova de amor? Você já perdeu a cabeça por causa de uma crise de ciúme? Certamente a resposta da maioria das pessoas para, pelo menos, uma dessas perguntas será “sim”. Mas, você sabia que o excesso de ciúme pode se transformar em uma patologia e trazer sérios transtornos ao seu dia-a-dia?

“Todos nós, algum dia, já sentimos ou ainda sentiremos ciúmes. Este é um sentimento de caráter instintivo e natural. Ciúme nada mais é do que uma mistura de pensamentos, sentimentos e ações que se apresentam diante às ameaças de um relacionamento. Estas ameaças são geradas pela percepção de uma real ou potencial atração entre o parceiro e uma terceira pessoa, um rival (real ou imaginário). Ele também está ligado à falta de confiança no parceiro e/ou em si próprio”, explica a Psicóloga Mariana Plaisant.

Segundo a Dra. Mariana, esse vilão de muitos relacionamentos pode se apresentar de duas diferentes maneiras: “O ciúme pode ser considerado sadio quando encontra um caminho de expressões aceitáveis e adequadas, ou, ainda, patológico, quando acarreta inúmeras emoções e pensamentos irracionais e perturbadores, além de comportamentos inaceitáveis que causam danos, muitas vezes, irrecuperáveis ao ciumento e a seu parceiro”.

O maior problema, entretanto, está no fato de que esses danos irrecuperáveis podem estar diretamente ligados a sua saúde: “Muitos ciumentos podem apresentar o que se chama de ‘comportamentos de verificação’, como ligar constantemente, fazer perguntas excessivas para verificar se o parceiro estava falando a verdade, checar e-mails ou ligações e recados no celular, procurar bilhetes em roupas, etc. Tais comportamentos estão muito próximos aos sintomas compulsivos, presentes no Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)”, completa a Psicóloga.

Sobre aquela velha história de que o ciúme é capaz de cegar as pessoas, Dra. Mariana alerta: “Tomadas pelo ciúme, as pessoas interpretam evidências de infidelidade, partindo de atos irrelevantes. Nesse caso, diferentes emoções são vivenciadas, tais como a ansiedade, depressão, raiva, vergonha, insegurança, humilhação, perplexidade, culpa, aumento do desejo sexual e desejo de vingança. Essa pessoa carrega uma forte pressão emocional, sempre prestes a explodir, e apresenta um modo distorcido de vivenciar o amor, para ele um sentimento depreciativo e doentio”.

Por isso, se você sofre com o excesso de ciúmes e não consegue manter uma relação pacífica e harmônica com o parceiro, tome cuidado. Procurar a ajuda de um especialista e buscar entender os seus próprios sentimentos pode ser uma boa saída para vocês!


A Respeito dos Ciúmes
Gênesis - 37:11
Assim seus irmãos tiveram ciúmes dele; o pai, no entanto, refletia naquilo.


Números - 5:14
E o espírito de ciúmes vier sobre ele, e de sua mulher tiver ciúmes, por ela se haver contaminado, ou sobre ele vier o espírito de ciúmes, e de sua mulher tiver ciúmes, não se havendo ela contaminado,


Números - 5:15
Então aquele homem trará a sua mulher perante o sacerdote, e juntamente trará a sua oferta por ela; uma décima de efa de farinha de cevada, sobre a qual não deitará azeite, nem sobre ela porá incenso, porquanto é oferta de alimentos por ciúmes, oferta me


Números - 5:18
Então o sacerdote apresentará a mulher perante o SENHOR, e descobrirá a cabeça da mulher; e a oferta memorativa, que é a oferta por ciúmes, porá sobre as suas mãos, e a água amarga, que traz consigo a maldição, estará na mão do sacerdote.


Números - 5:25
E o sacerdote tomará a oferta por ciúmes da mão da mulher, e moverá a oferta perante o SENHOR; e a oferecerá sobre o altar.


Números - 5:29
Esta é a lei dos ciúmes, quando a mulher, em poder de seu marido, se desviar e for contaminada;


Números - 5:30
Ou quando sobre o homem vier o espírito de ciúmes, e tiver ciúmes de sua mulher, apresente a mulher perante o SENHOR, e o sacerdote nela execute toda esta lei.


Números - 11:29
Porém, Moisés lhe disse: Tens tu ciúmes por mim? Quem dera que todo o povo do SENHOR fosse profeta, e que o SENHOR pusesse o seu espírito sobre ele!


Deuteronômio - 32:16
Provocaram-lhe o ciúme com deuses estranhos, irritaram-no com abominações.


Deuteronômio - 32:21
Provocaram-me os ciúmes com aquilo que nem deus é e irritaram-me com seus ídolos inúteis. Farei que tenham ciúmes de quem não é meu povo; eu os provocarei à ira por meio de uma nação insensata.


Salmos - 78:58
Eles o irritaram com os altares idólatras; com os seus ídolos lhe provocaram ciúmes.


Salmos - 79:5
Até quando, Senhor? Ficarás irado para sempre? Arderá o teu ciúme como o fogo?


Provérbios - 6:34
Porque os ciúmes enfurecerão o marido; de maneira nenhuma perdoará no dia da vingança.


Provérbios - 27:4
Crueldade do furor, ímpetos da cólera: mas quem pode suportar o ciúme?


Eclesiastes - 9:6
Amor, ódio, ciúme, tudo já pereceu; não terão mais parte alguma, para o futuro, no que se faz debaixo do sol.


Cânticos - 8:6
Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, com veementes labaredas.


Isaías - 11:13
O ciúme de Efraim desaparecerá, e a hostilidade de Judá será eliminada; Efraim não terá ciúme de Judá, nem Judá será hostil a Efraim.


Isaías - 63:15
Olhai do alto do céu e vede de vossa santa e gloriosa morada: Que foi feito de vosso amor ciumento e de vosso poder, e da emoção de vosso coração? Dai livre expansão à vossa ternura,


Ezequiel - 8:3
Estendeu uma espécie de mão, e me agarrou pelos cachos dos cabelos. O espírito levantou-me entre o céu e a terra, e me levou a Jerusalém, em visões divinas, à entrada da porta interior que olha para o norte, lá onde se erige o ídolo que provoca o ciúme {do Senhor}.


Ezequiel - 8:5
E disse-me: Filho do homem, levanta agora os teus olhos para o caminho do norte. E levantei os meus olhos para o caminho do norte, e eis que ao norte da porta do altar, estava esta imagem de ciúmes na entrada.


Ezequiel - 16:38
E julgar-te-ei como são julgadas as adúlteras e as que derramam sangue; e entregar-te-ei ao sangue de furor e de ciúme.


Ezequiel - 16:42
Assim satisfarei em ti o meu furor, e os meus ciúmes se desviarão de ti, e me aquietarei, e nunca mais me indignarei.


Ezequiel - 23:25
Eu desencadeio meu ciúme contra ti; eles te tratarão com fúria e te cortarão o nariz e as orelhas; os que restarem dos teus perecerão pela espada. Eles tomarão teus filhos e filhas; o resto será devorado pelo fogo,


Ezequiel - 35:11
juro pela minha vida, palavra do Soberano Senhor, que tratarei você de acordo com a ira e o ciúme que você mostrou em seu ódio para com eles, e me farei conhecido entre eles quando eu julgar você.


Ezequiel - 38:19
Na explosão de meu ciúme e na exasperação de minha raiva, eu o afirmo, naquele dia, eu o juro, haverá terrível abalo na terra de Israel.


Zacarias - 8:2
Assim diz o Senhor dos Exércitos: "Tenho muito ciúme de Sião; estou me consumindo de ciúmes por ela".


Romanos - 10:19
Mas digo: Porventura Israel não o soube? Primeiramente diz Moisés: Eu vos porei em ciúmes com aqueles que não são povo, Com gente insensata vos provocarei à ira.


Romanos - 11:11
Novamente pergunto: Acaso tropeçaram para que ficassem caídos? De maneira nenhuma! Ao contrário, por causa da transgressão deles, veio salvação para os gentios, para provocar ciúme em Israel.


Romanos - 11:14
na esperança de que de alguma forma possa provocar ciúme em meu próprio povo e salvar alguns deles.


Romanos - 13:13
Comportemo-nos honestamente, como em pleno dia: nada de orgias, nada de bebedeira; nada de desonestidades nem dissoluções; nada de contendas, nada de ciúmes.


I Corintios - 3:3
Com efeito, enquanto houver entre vós ciúmes e contendas, não será porque sois carnais e procedeis de um modo totalmente humano?


I Corintios - 10:22
Porventura provocaremos o ciúme do Senhor? Somos mais fortes do que ele?


Gálatas - 5:20
idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos,


Tiago - 3:14
Mas, se tendes no coração um ciúme amargo e gosto pelas contendas, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.


Tiago - 3:16
Onde houver ciúme e contenda, ali há também perturbação e toda espécie de vícios.


Tiago - 4:2
Cobiçais, e não recebeis; sois invejosos e ciumentos, e não conseguis o que desejais; litigais e fazeis guerra. Não obtendes, porque não pedis.


Tiago - 4:5
Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?








Comentários

  1. Oi flor, brigadinha pelo recadinho, quanto a ciumes, eu tenho, mas não esse doentio, graças a Deus estou casada a 10 anos, ainda é pouco, mas hoje em dia tem pessoas que menos de um mes se separam, mas se agente orar pedir a Deus misericordia sonseguimos viver uma vida plena. Um lindo fim de semana bjinhus

    ResponderExcluir
  2. Shalon, amada!
    Foi maravilhoso encontrar esta palavra em seu blog,a mesma veio direto ao meu coração, pois infelismente estou passando por isso.Estou casada a pouco tempo com um homem de Deus que me ama,somos felizes, mas recentemente descobri que tenho um ciume exagerado do mesmo. Isso tem me deixado angustiada,anciosa e fria espiritualmente. Sei que preciso vencer este mal, pois sou uma serva de Deus.
    Obrigada pela palavra, pois estava precisando dividir isso com alguém.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Prov.11/28 Uma vida dedicada às coisas materiais é morta, um tronco cortado; Uma vida moldada por Deus é uma árvore florescente.
Jesus te ama
e eu também te amo.

Postagens mais visitadas