Filme _ Os Debatedores


O drama “Os Debatedores”, dirigido e protagonizado pelo ator evangélico Denzel Washington, relata uma das épocas mais duras e cruéis da história americana, quando o país vivia sob um duro regime de segregação racial. Em 1935, no Wiley College, o professor Melvin Tolson (Denzel Washington) monta um time de alunos brilhantes para participar do campeonato nacional de debates entre escolas. Depois de muitas dificuldades para encontrar os estudantes ideais e enfrentar a luta contra a desigualdade entre negros e brancos, ele consegue, enfim, formar uma equipe de jovens bem diferentes. Uma vez que o time passa a debater contra outros colégios, o tema é sempre o mesmo: a diferenca social entre brancos e negros.

Historicamente, o filme é completo e mostra como os alunos se tornaram grandes lutadores pela causa negra e pela igualdade racial. Do ponto de vista cristão, chama bastante atenção a luta pelo mesmo objetivo entre dois homens diferentes: o determinado e cético professor Melvin e o determinado e espiritual Pastor James Farmer (Forrest Whitaker). Ambos têm o mesmo objetivo, porém o pastor milita com confianca e esperança em Deus, sendo prudente, meditando nas Escrituras e buscando o lado epiritual; e o professor tenta resolver tudo com suas próprias forças. O filme não traz pontos contrários à fé cristã, exceto uma cena de sexo não-explícito entre a jovem Samantha Booke (Jurnee Smollet) e Henry Lowe (Nate Parker).

A produção mostra a oposição entre os dois personagens principais, o professor e o pastor, que correm lado a lado por uma linha tênue: de um lado está a confiança em Deus e do outro o ímpeto humano. Ambos têm os mesmos objetivos, porém o professor Melvin representa o nosso lado carnal de querer resolver os problemas da forma que achamos melhor, ignorando os desígnios divinos. Não podemos esquecer que há muitos caminhos que ao homem parecem ser bons, mas seu fim não é o melhor. Já o pastor James deposita sua confiança no Altíssimo, a certeza de que Ele não está inerte

“Os Debatedores”(NOME EM INGLES) usa esse pano de fundo das lutas raciais/sociais para mostrar que somente uma comunhão íntima com Deus nos fará saber exatamente que decisões tomar diante dos problemas que enfrentamos no nosso dia-a-dia. É o Senhor quem nos dirá, em resposta às nossas orações, se temos que agir e qual é o momento exato para isso.

Postado por Adriana Rangel
do blog:
http://dicasdemulhervirtuosa.blogspot.com/






Comentários

Postar um comentário

Prov.11/28 Uma vida dedicada às coisas materiais é morta, um tronco cortado; Uma vida moldada por Deus é uma árvore florescente.
Jesus te ama
e eu também te amo.

Postagens mais visitadas